Para Além do Parque – A vez de S. Mamede.

 ”A sombra é maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz”

16ª Saída.

12 Novembro 2014                                                                                                       São Mamede, Batalha.

 

Prospeção, exploração, topografia do Algar do Cabaço.

Verificação do nível pluvial da Exsurgência do Buraco Roto.

Prospeção Algar da Selada.

 

Elementos presentes: José Ribeiro, André Reis, Samuel Lopes (G.E.M., WIND.), David (Escovinha).

Como combinado encontrámo-nos em Vialonga e seguimos na direção de Casais de São Mamede. Chegados, estacionámos a Wind carrinha e já com os impermeáveis vestidos vai de varejar as densas silvas que ali estavam para conseguirmos visualizar o algar. Alguns picos depois e círculos feitos no mesmo local, não dávamos com o dito algar. Telefone na mão e com as instruções do André, lá fomos dar com o algar. Mudámos a coordenada, foto de entrada e equipámo-nos para exploração do algar.

 

Entrada do Algar.

Entrada do Algar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já eram 11:30h quando começámos a exploração; colocámos um parabolt na entrada, pois o Spit que lá se encontra não está em condições. A meio da descida estão dois parabolts com placas para a restante descida. Iniciámos a topografia: tivemos um contratempo pois o PDA, que fruto de alguma pancada não permite desenhar. Bom, não desanimámos, pelo menos conseguimos passar os dados.

Na base do Algar.

Na base do Algar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já na base do algar, explorámos todos os recantos, não sem antes comermos um pequeno repasto para repor as energias, e que bem que soube aquele queijo da ilha.

 

Salão bastante amplo.

Salão bastante amplo.

Bom, seguimos com a nossa exploração; este algar tem um desnível de cerca de 40m, dando a boca do algar acesso a um salão de grande volumetria que, a haver alguma possível continuação, está completamente obstruída por toneladas de blocos, fruto dos vários abatimentos que originaram este salão.

Fomos verificando as possíveis passagens.

Fomos verificando as possíveis passagens.

Continuámos com a topografia e fizemos um bom recolhimento fotográfico para auxiliar no desenho e para mais tarde recordar. Às 16h tínhamos a topo terminada e iniciámos a subida.

A subir....

A subir….

À nossa espera estava o André e o David (escovinha); abraços e conversa em dia e, depois de desequiparmos o algar, seguimos na direção do Algar da Selada.

A mala a nossa espera.

A mala à nossa espera.

Este algar também em São Mamede tem boa pinta; efetuámos a recolha de dados e siga para o Buraco Roto, onde verificámos que até ao primeiro poço água nem vê-la. Estivemos ali na conversa com o amigo Zé Bonito, mas já estava de noite e seguimos para o espeleobarracão.

Já com o Picatchu fomos encher as nossas reservas energéticas com um belo coelho assado na Taberna em Ourém. Seguimos para o repouso com a alegria de mais um pouco de trabalho concluído!!!!

Picatchu, André, Chouriço.

Planta, Algar Cabaço.

Planta, Algar Cabaço.

 

Perfil desdobrado, Algar Cabaço.

Perfil desdobrado, Algar Cabaço.

 

Projetado para A4, Planta Algar Cabaço:

algar cabaçoP

Projetado para A4,Perfil desdobrado Algar Cabaço:

algar cabaçoS

Ficha de equipagem Algar Cabaço:

Ficha de Equipagem Algar Cabaço

Venha o próximo…

Abraço.

 

 

This entry was posted in Para além do parque. Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Login