Para Além do Parque – Os pequenos (Algares) também contam.

A sombra é, maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz.

5ª Saída

21/22/23 Fevereiro 2014                               Freguesia N. S. Fátima, Ourém

Prospeção, desobstrução, exploração e topografia de algares nesta zona.

Elementos presentes: Pedro Frade, André Reis, Adriano e José Ribeiro.

Dia 21

Encontramo-nos como combinado, Sexta 21, em Fátima para jantarmos e seguir para a zona do 1º algar do fim-de-semana, onde já nos esperava o nosso amigo, Sr. Humberto.

Feitas as apresentações, equipamo-nos e começamos com a desobstrução da entrada do algar Barreiro do Galvão.

Inicio da desobstrução do A. Barreiro Galvão.

Inicio da desobstrução do A. Barreiro Galvão.

Estava bastante frio mas a medida que a entrada do algar ia abrindo o ânimo crescia. O buraco estava mais largo Mas ainda não se conseguia passar.Com o castelo de Ourém ao fundo e uma pinga de vinho do Porto que o Sr. Humberto nos trouxe, decidimos parar pois já era tarde.

Dia 22

Como combinado estávamos no Solero as 9h, e sem muitas demoras seguimos para o algar, passando antes no local onde o Sr. Humberto nos tinha conseguido um gerador, que tanto jeito nos deu. Seguimos para o algar e por volta das 11h, com a amarração feita ao jipe, conseguimos finalmente descer o aperto que nos dava acesso ao interior do algar.

O algar Barreiro Galvão desce cerca de 17m, nunca alargando muito e no seu final tem uma pequena fresta que liga a um pequeno oco, mas não passa disso como já suspeitávamos, por não existir circulação de ar. Efetuou-se a topografia.

Seguimos com a ajuda do Sr. Humberto que nos levou a zona dos terrenos “Oliveirinha”, onde identificamos mais 2 algares, topografamos o Oliveirinhas I e exploramos Oliveirinhas II, decidindo continuar a desobstrução neste algar no dia seguinte, pois o Sr. Humberto com um seu familiar tinha mais algares para nos indicar.

Entrada A. Oliveirinhas I

Entrada A. Oliveirinhas I.

Estávamos agora nos terrenos dos Carrascais, por essa razão demos o nome de carrascais aos algares aí identificados.

O carrascais I, foi explorado, fazendo uma amarração provisória a dois eucaliptos ali encostados ao algar. O 1º poço desce cerca de 15m, nunca mudando de configuração. Na sua base em uma das paredes abre uma pequena janela que dá acesso a outro poço com + ou – a mesma profundidade do 1º, mas sendo em diáclase e tendo as paredes bem marcadas pelo desgaste da água. No seu final afunila não sendo identificada possibilidade de continuação.

Final do A. Carrascais I

Final do A. Carrascais I.

Não perdemos tempo e mesmo ali ao lado existe uma grande cratera mas que não passa disso mesmo desce 3 m, e tudo fechado. Fomos agora em direção do Carrascais II, identificamos o algar, registamos e decidimos parar por ali a exploração do dia, pois já se fazia tarde.

A noite era de convívio, confraternizamos no Restaurante “A Taverna” em Ourém, onde comemos o coelhinho do costume. Estivemos com a malta do G.E.M. e outras equipes que estiveram no campo.

Dia 23

Encontramo-nos no Solero as 9h com malta que foi para outras aventuras, nós seguimos para o Oliveirinhas II, após abraços e beijinhos lá fomos nós. Passamos primeiro no Algar da batata, agora tapado com uma placa de cimento, este vai dar que falar, hihihihihi.

Entrada do A. da Batata 2010.

Entrada do A. da Batata 2010.

 

Entrada do A. da Batata em 2014.

Entrada do A. da Batata em 2014.

Chegados ao Oliveirinhas II, equipados começamos o trabalho, enquanto na pequena sala após a entrada o buraco foi sendo aberto, a topografia foi avançando.

Entrada do A. Oliveirinhas II

Entrada do A. Oliveirinhas II

As 12h, já se conseguiu descer o poço que na sua base existe uma janela com um oco por onde passa uma ligeira corrente de ar. Não tínhamos o equipamento necessário para esta nova tarefa, decidimos sair e almoçar.

Como combinado ficamos por ali, pois tínhamos que regressar para nossas casas.

Foi duro, intenso e divertido e para a próxima há mais….

Chouriço, André, Pikatchu.

Topografia A. Barreiro Galvão

Topografia A. Barreiro Galvão

Topografia A. Oliveirinhas I.

Topografia A. Oliveirinhas I.

Projetado para A4, Topografia A. Barreiro Galvão:

algar barreiro galvaoS

Projetado para A4, Topografia A. Oliveirinhas I:

oliveirinha IS

Abraço e até a próxima…….

 

This entry was posted in Para além do parque. Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>