Lançado o site acheiumagruta.pt

IMGP0743a

 

O CEAE-LPN passou a disponibilizar gratuitamente na área do Maciço Calcário Estremenho um serviço de avaliação espeleológica de grutas e algares que sejam encontrados pela população.

É um facto que muitas das principais grutas descobertas, tanto no Maciço Calcário Estremenho como noutras regiões calcárias do país, foram-no em resultado das respectivas entradas terem sido abertas por acaso, por exemplo durante trabalhos de construção. Igualmente frequente é a abertura espontânea de buracos em terrenos agrícolas ou outros, especialmente em tempos de pluviosidade acrescida.

Por outro lado, os proprietários dos terrenos, mesmo estando interessados em avaliar um algar, não sabem quem contactar para tal, e as instituições oficiais não dispõem de meios nem pessoal qualificado disponível para responder a este tipo de solicitações.

Naturalmente, na ausência resposta a esta necessidade de sondagem espeleológica, a solução mais usada é cobrir ou entulhar o buraco, caindo o mesmo no esquecimento – quantas grutas e algares importantes ficaram por descobrir!

Assim, o CEAE-LPN põe as suas quase quatro décadas de experiência ao serviço das populações e do conhecimento do património subterrâneo.

O CEAE-LPN ficará grato se nos contactar sempre que localizar uma gruta, um algar, uma fenda ou mesmo um abatimento recente no terreno e que desconfie ser desconhecido. De interesse acrescido são os seguintes casos:

• Se sentir circulação de ar (ar a entrar ou a sair);
• Se observar circulação de água (a entrar ou a sair);
• Se, no caso de um algar ou fenda vertical, ao largar uma pedra, a ouvir cair muitos metros;

 

Em qualquer caso, é indiferente a largura da entrada. Contacte-nos, mesmo que lhe pareça que o buraco é demasiado estreito para alguém entrar.

Para chegar a nós, basta navegar para o site www.acheiumagruta.pt e preencher o formulário. Também pode contactar-nos pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Após o seu contacto, o CEAE-LPN entrará em contacto consigo com a maior brevidade possível, para combinar uma visita ao local. Se for do seu interesse cobrir o buraco, o CEAE-LPN aconselhará qual a melhor solução para o caso.

Todos os espeleólogos que colaboram com o CEAE-LPN são voluntários. A sua recompensa é apenas o gosto pela exploração e, desta forma, a contribuição para o conhecimento do mundo subterrâneo.

 

Contacte-nos! O seu contributo para o conhecimento das grutas é importante!

Share