Para Além do Parque – No Vale da Quebrada

 ”A sombra é maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz”

22ª Saída.

28/2 – 1 Março 2015                                                                              Reguengo do Fetal, Batalha

Desobstrução, exploração e topografia da Lapa do Forneco da Moura.

Prospeção no Vale da Quebrada.

Elementos Presentes: José Ribeiro, André Reis, Hélio Frade, Pedro Frade, Rosário Fernandes, Sr. António Neto.

28 Fevereiro

Encontramo-nos no café Solero, bem nosso conhecido no Bairro. Onde confraternizamos com malta do G.P.S., que foi para a Malhada de Dentro mesmo ali ao lado. Beijos e abraços e cada qual para o seu destino….

As 10.30h estávamos no Reguengo do Fetal, onde seguimos para o vale da Quebrada, mais precisamente na zona mais abaixo.

 

Zona mais abaixo no vale.

Zona mais abaixo no vale.

Dirigimo-nos então a Lapa Forneco da Moura, já antes identificada pele Sr. António Neto.

Entrada da Lapa.

Entrada da Lapa.

Eram 11h e ali estávamos a observar uma possível passagem para um nível inferior já dentro da pequena Lapa. Mãos a obra, começamos por tirar uma porção de terra e um pouco de calcite, dito assim até parece fácil.

Em trabalho....

Em trabalho….

Com toda aquela fuligem de pneu queimado, fruto do trabalho de um bando de jovens delinquentes, que ainda conseguiram pegar fogo ao vale com a “brincadeira”. Isto a uns anitos atrás, como o Sr. António neto nos relatou, foram colocados na linha e desfeito o “bando”, antes que dessem cabo da freguesia!!!

Bom com tanta labuta tivemos que parar para comer o almoço e com o Frade é sempre do melhor!!! BULA PARA TODA A GENTE,HIHIHIHI…..

Já repostas as energias continuamos e já era possível aceder ao pequeno oco, TARATAMMMM, duas possíveis continuações e, ALTO !!!!  Ouvimos do exterior.

Olha, isto continua, apertadinho mas continua....

Olha, isto continua, apertadinho mas continua….

Foram encontrados alguns cacos de cerâmica e ao que tudo aparenta um dente humano na terra que estávamos a retirar.

PARA TUDO, NÃO MEXE MAIS!!!! Ora como é natural não avançamos mais para não perturbar o que poderá ali se encontrar de arqueologia. Efetuamos a topografia e guardamos os achados e as 16h estava o trabalho concluído.

Os achados.

Os achados.

Fomos tratar do jantar, preparamos uma bela grelhada de carnes bem regada pois a carne estava salgada, hihihhihi bela jantarada.

Hóóó, para eles, já no espeleobarracão

Hóóó, para eles, já no espeleobarracão

e venha o descanso que amanhã também é dia!

1 Março

9h, arrumamos os pertences e seguimos para o Reguengo, onde tomamos um bom pequeno-almoço, e conversamos um pouco com o Sr. Horácio, presidente da junta de freguesia sobre próximas explorações.

Seguimos já com a Rosário e o Sr. António que foi explicando e mostrando alguns pontos da freguesia com arqueologia e um pouco da história. De seguida fomos até a lapa.

Aspeto do teto da zona desobstruída

Aspecto do tecto da zona desobstruída

Indicamos a nossa arqueóloga, os objetos e onde foram encontrados, após analise verificou que não tínhamos perturbado nada, uffff!!!

A zona dos achados.

A zona dos achados.

Ouvimos por parte do Sr. António mais uns relatos de anteriores intervenções na lapa, indicando a altura em que estava a argila originalmente.

Bom fomos para a vila onde no café Raimundo comemos o nosso almoço. As 14.30h chegaram o Sr. Horácio com mais uns conterrâneos, comprimentos e siga para o vale da quebrada onde a malta foi toda procurar a Lapa dos ossos. Mas apesar de 2 dos companheiros terem sido os próprios a taparem a muitos anos com uma tampa em metal, nada a vegetação cresceu bastante e a manta morta deve ter tapado completamente a tampa, é mais ou menos por ali, hihihihihi, temos de ali voltar a carga.

As 17h a malta segui-o para suas casas a pensar de certeza do que nos espera por aquelas bandas, é que o mato esta muito alto, bem mas se fosse fácil já estava feito!!!

Picatchu, Chouriço, André

Amigos por motivos éticos e científicos não divulgaremos a topografia da Lapa, mas como é habito publicamos uma topografia. Desta feita de uma saída anterior.

 

Planta, Algar do Maquito.

Planta, Algar do Maquito.

 

Perfil desdobrado, Algar do Maquito.

Perfil desdobrado, Algar do Maquito.

 

 

Projetado para A2, Planta Algar do Maquito:

Maquito20130105P

Projetado para A4, Perfil desdobrado Algar do Maquito:

Maquito20130105S

Ficha de equipagem:

Ficha de equipagem Algar Maquito

Ficha de Geologia:

Geologia do algar do maquito

Abraços e estejam atentos……….

 

 

 

This entry was posted in Espeleologia no Reguengo do Fetal, Para além do parque. Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>