29-11-2007
A acção de recolha de lixo no Portinho da Arrábida do passado dia 24, organizada pelo GEOTA (Grupo de Estudos Ordenamento do Território e Ambiente) em parceria com a LPN (Liga para a Protecção da Natureza) e o CMA (Clube Montanhismo da Arrábida), foi um sucesso.
Este evento, que decorreu paralelamente ao projecto Coastwatch, pretendia sensibilizar a população da região para a educação ambiental mais elementar, agindo numa zona onde a falta de civismo e de respeito pela serra é notório e preocupante.
Apesar do total de inscrições rondar as cinquenta pessoas, foram mais de 60 os voluntários que rumaram ao Portinho para pôr em prática esta acção de cidadania.
No total foram recolhidos 200 sacos de resíduos, com especial predominância de embalagens de plástico e vidro e resgatados destroços de barcos, pneus, redes de pesca inutilizadas, metais e outros objectos de grande volume. Estima-se que a recolha tenha oscilado entre as 4 e 5 toneladas de resíduos.
O problema dos resíduos no Parque Natural da Arrábida é o mesmo que em muitas outros locais: uma questão de falta de civismo, cidadania e respeito pela natureza que é de todos.
Fundação Oriente, ICN, Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de São Lourenço, Nestlé, Pastelaria Cego de Azeitão, vários restaurantes do Portinho, Clube de Aventura do Barreiro e alguns vizinhos de boa vontade apoiaram a actividade, ajudando a transformar esta acção de limpeza num dia de convívio e boa disposição.
Entre os envolvidos, tivemos cerca de 10 crianças e adolescentes, dando o seu contributo com uma persistência e dedicação exemplares. Um bom motivo para ficarmos orgulhosos e considerarmos possível que, num futuro não muito distante, quando não deitarmos lixo pelo vidro do carro e não deixarmos na praia ou na serra as nossas garrafas, os cigarros, as latas, os papéis, brinquedos, peças de vestuário e tudo o que se possa imaginar, seja desnecessário fazer acções como esta.
Não chega a ser uma questão de protecção do ambiente, é uma questão de higiene básica.
Para mais informaçoes, contactar:
Filipe Neves: 919 637 076 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Lurdes Soares: 963 990 265