Expedição ‘Caving in the Abode of Clouds’ – Meghalaya, India 2012

A expedição espeleológica ‘Caving in the Abode of Clouds’ 2012 realizou-se entre os dias 5 e 25 de Fevereiro passado. O evento deste ano revestiu-se de um significado especial pois marcou o vigésimo aniversário deste projecto que se dedica à exploração sistemática das grutas do estado indiano de Meghalaya, desde 1992.

Krem Dam, Mawsynram (© Ryan Baker)
Krem Dam, Mawsynram (© Ryan Baker)

O projecto ‘Caving in the Abode of Clouds’ (‘Espeleologia na Casa das Nuvens’) recebe o seu nome do significado da palavra em sânscrito ‘Meghalaya’, que literalmente se traduz como ‘Casa das nuvens’. Esta designação destaca o facto de, devido à sua localização geográfica, o estado de Meghalaya frequentemente se encontrar coberto de nuvens, o que resulta em valores recorde de precipitação (em média, cerca de 12.000mm/ano). Esta característica, aliada a um clima quente e extensas áreas de carso e arenitos carsificados, criou muitas e grandes grutas, fazendo de Meghalaya uma área de grande interesse para a comunidade espeleológica internacional.

Preparação da expedição, Shillong (© Simon Brooks)
Preparação da expedição, Shillong (© Simon Brooks)

A expedição deste ano centrou-se em duas áreas distintas, primeiro nas imediações das localidades de Kseh, Larket e Khahnar, sitas na zona de Jaintia Hills, e segundo nas áreas de Mawsynram e Balat, na zona de East Khasi Hills.

Este ano, a agora tradicionalmente internacional equipa do projecto foi composta por um total de 24 espeleólogos provenientes da Alemanha, Áustria, Bélgica, EUA, Irão, Portugal (com o espeleólogo do CEAE, Pedro Pinto), Reino Unido, Roménia, Suíça, bem como membros da marinha indiana e da Meghalaya Adventurers Association, sedeada em Shillong, capital do estado. Além destes, à equipa de expedição nos East Khasi Hills juntaram-se quatro membros de uma equipa de filmagem iraniana, que está a produzir um documentário sobre o projecto ‘Caving in the Abode of Clouds’ e a exploração espeleológica em Meghalaya.

Krem Mawjudok, Balat (© Pedro Pinto)
Krem Mawjudok, Balat (© Pedro Pinto)

Durante o período de explorações de 16 dias (7 a 22 de Fevereiro) em Jaintia Hills, duas cavernas previamente conhecidas e parcialmente exploradas foram ampliadas e 9 novas cavernas foram exploradas, sendo explorados um total de 6,8km de novas passagens. Em East Khasi Hills cinco cavernas previamente conhecidas e parcialmente exploradas foram ampliadas e dez novas cavernas exploradas, resultando em 6,1km de novas passagens. Assim, um total de 12,9km de novas passagens foram exploradas e topografadas nesta expedição.

Trabalhos de topografia (© Kyle Baker)
Trabalhos de topografia (© Kyle Baker)

As principais realizações da equipa de 14 elementos baseada em Jaintia Hills foram:

• Krem Khung na área de Larket foi explorada em 5.120m de galerias impressionantes frequentemente preenchidas com blocos de grandes dimensões e foi alcançado poço com vista para um lago; as probabilidades de continuação são muito altas.
• Kseh Krem Labit no vale do rio Kopili foi alargada de 6.002m para 6.390m de desenvolvimento. Esta caverna, que consiste numa mistura de passagens de ribeira activa e também galerias fósseis com belas formações de gesso e aragonite, permanece como a 10ª caverna mais longa da Índia.
• Krem Man Krem, que havia sido deixada com uma promissora ponta de exploração em 2010, foi ampliada de 4.695m para 5.200m. O final da caverna é agora muito perto da superfície e perto da dolina de Lamyliang – claramente indicando outro ponto de drenagem das planícies de Umkyrpong através da colina em direcção ao Rio Kopili.
• As outras realizações incluem a localização e início da exploração de Krem Lymke e Krem Tin, ambas com continuação por explorar, o levantamento topográfico de Krem Suna e Um Krem, a descoberta de 9 novas cavernas e a documentação de vária fauna cavernícola nas grutas da região.

Krem Klar, Mawsynram (© Kyle Baker)
Krem Klar, Mawsynram (© Kyle Baker)

As principais realizações equipa de 10 baseada em East Khasi Hills foram:

• Krem Mawpun; nesta impressionante gruta de rio cavada principalmente em rocha arenítica em lugar de pedra calcária, e parcialmente explorada em 2010 foi ampliada de 1.694m para 2.541m, tornando-se assim na 2ª mais longa caverna de arenito da Índia conhecida até à data.
• Krem Lymbit, localizada na vila de Plangwangbro e desenvolvendo-se igualmente em arenito, parcialmente explorada em 2010, foi ampliada de 826m para 1.659m. Na mesma vila, Krem Loit foi explorada em 685m.
• Krem Jynniaw 1, 2 e 3, parcialmente exploradas em 1992 foram ampliadas (Krem Jynniaw 1, de 33m para 82m de comprimento, Krem Jynniaw 2, de 70m para 116m de comprimento e conectada a Jynniaw 3, que foi ampliada de 670m para 1.366m)
• Krem Mawjudock, uma caverna fóssil com uma enorme colónia de morcegos, localizada bem dentro da floresta rendeu apenas 423m, apesar do impressionante tamanho da sua galeria principal.

Progressão nas florestas de Meghalaya (© Pedro Pinto)
Progressão nas florestas de Meghalaya (© Pedro Pinto)

Até à data (Fevereiro de 2012) mais de 1.300 grutas e cavernas são conhecidas em Meghalaya, das quais 825 foram exploradas ou parcialmente exploradas para produzir mais de 376,7km de galerias topografadas, com muito mais ainda à espera de ser descoberto.

Para marcar o fim da expedição de 2012 e o 20º aniversário das explorações foi realizada uma festa em 24 de Fevereiro, em Shillong. Membros da expedição, representantes oficiais e amigos vindos de Shillong e todo o estado de Meghalaya estiveram presentes neste evento. Também esteve presente uma pequena equipa de quatro elementos do Bristol Exploration Club (Reino Unido) que têm trabalhado em paralelo com o projecto ‘Caving in the Abode of Clouds’, na exploração de cavernas em South Jaintia Hills. De destacar que dois dos membros dessa equipa fizeram parte do grupo original do projecto em 1992, que juntamente com outro membro da expedição principal, totalizaram três participantes da expedição de 1992 que estavam presentes nesta comemoração.

Krem Mawpun, Mawsynram (© Andre Abele)
Krem Mawpun, Mawsynram (© Andre Abele)

Grande parte das grutas que têm sido exploradas em Meghalaya nos últimos 20 anos consiste numa mescla de impressionantes galerias de rio, enormes e frequentemente ricamente decoradas galerias fósseis e ainda magníficos poços lavados, que resultam em sistemas de cavernas que rivalizam em tamanho e beleza às encontradas em qualquer outro lugar do mundo, fazendo de Meghalaya uma das principais regiões do mapa-mundo da espeleologia.

Para a realização dos objectivos atingidos o projecto ‘Caving in the Abode of Clouds’ está em dívida e agradece a ajuda e apoio que recebeu de: Meghalaya Adventurers Association (Shillong); Gabinete de Turismo do Governo da Índia (Este e Nordeste da Índia) em Kolkata; Departamento de Turismo do Estado de Meghalaya; responsáveis e departamentos governamentais de Meghalaya; Grampian Speleological Group; e, acima de tudo, o povo de Meghalaya.

Krem Mawjudok, Balat (© Pedro Pinto)
Krem Mawjudok, Balat (© Pedro Pinto)
Share